Muito antes dos computadores serem inventados, cientistas e escritores já imaginavam uma forma instantânea de comunicação entre pessoas que estavam distantes. O telégrafo começou esse caminho e o primeiro cabo transatlântico desse meio de comunicação foi instalado em 1858. Em 1958 o presidente Eisenhower cria a ARPA (agência de projetos avançados de pesquisa), a agência desenvolvia várias tecnologias, anos depois ela ganhou um 'D' de defesa e virou a DARPA.
Um dos avanços foi a criação do sistema de pacotes, um método de troca de dados entre máquinas, o sistema era mais rápido que canais por circuitos e suportavam destinos diferentes, não só de um ponto ao outro. A primeira conexão em rede foi estabelecida em 29 de outubro de 1969, ela aconteceu entre a UCLA e a Stanford Research Institute, a quase 650 quilômetros de distância. A primeira mensagem trocada seria 'login', mas chegou apenas duas letras 'lo'.A primeira rede de nós da Arpanet ficou pronta no final desse mesmo ano, e já funcionava perfeitamente conectando entre si os dois pontos iniciais com a universidade californiana de santa bárbara e a escola de computação da universidade de Utah.
Em 1971 já haviam 15 pontos na rede, parte disso por causa do desenvolvimento do NCP, ele permitia uma interação mais complexa com troca de arquivos e uso remoto de máquinas. 1972 teve a primeira demonstração pública da Arpanet por Robert Kahn. Nesse ano houve a criação do E-mail, uma forma mais fácil da troca de mensagem. Em 1 de janeiro de 1983 a Arpanet muda o protocolo ncp para tcp/ip, um novo marco 0 para a internet. Também existiam várias pequenas redes como a CSNET, USENET, BITNET e NSFNET.
Os anos 80 servem para a expansão da internet e do fortalecimento da infraestrutura de conexões entre nós especialmente a melhoria dos gateways e futuros roteadores. Nessa década nascem os computadores pessoais. Entre 1987 e 1991 a internet é liberada para uso comercial nos Estados Unidos com provedores privados e novos pontos de acessos. Em 1990 surgiram as URLs, HTTP e o HTML. Nasce então a world wide web (www), a rede mundial de computadores, a rede sem um nó central.
Aniversario de Itajubá: O aniversário de 203 anos de Itajubá será celebrado a partir deste sábado dia (12/03) até 21 de março. História de Itajubá: Itajubá foi fundada em 19 de março de 1819 e em 27 de setembro de 1848 foi emancipada e, conforme a Lei nº 355, de 27 de setembro de 1848, a abrangência dos seguintes territórios: a “freguesia de mesmo nome” (que abrangia o atual município e Piranguçú), Cristina (Espírito Santo do Cumquibus), Pedralva (São Sebastião da Capituba), Brasópolis (São Caetano da Vargem Grande) e Delfim Moreira (Soledade de Itajubá). Pouco tempo depois esses territórios foram se desmembrando de Itajubá. Vestígios do nosso passado: Na corrida à exploração de pedras preciosas em Minas Gerais foram descobertas as minas de Nossa Senhora da Soledade do Itagybá, local onde se construiu a cidade de Delfim Moreira, na qual teve início a história da atual cidade de Itajubá. Um apetite de ouro e pedrarias que levaria à formação de povoados na região sul de nosso...
Comentários
Postar um comentário